Tour virtual pelos inselbergs da Réserve Naturelle des Nouragues, na Guiana Francesa,
Esse território é a última área continental sul-americana que ainda pertence a uma ex-potência colonial. É território ultramarino da França e faz parte da União Europeia, tendo o euro como moeda oficial.
As florestas tropicais da Guiana Francesa são as que apresentam menor índice de desmatamento. Entretanto, apesar da beleza natural, o país sofre com o aumento de imigração ilegal, principalmente de garimpeiros e pessoas associadas ao comércio e prostituição, que se instalam ao longo dos rios. São milhares de quilômetros contaminados com mercúrio, caça ilegal e atividades de mineração. O aumento da violência, escassez de recursos e poluição dos rios estão afetando diretamente os indígenas, Wayana e Wajãpi, que moram e dependem das águas para sobrevivência.
Com os sons da floresta tropical, informações sobre as plantas e animais, esperamos que esse tour virtual sensibilize e aproxime vocês dos inselbergs, das práticas de conservação, cuidado com o planeta e com nossa riqueza etnocultural.
Preparando os olok (em wayna; orokó em aparai), adornos para a festa de Okomo (em aparai; eputop em wayana). Foto: Lúcia H. van Velthem, 1975. |
Selo postal em homenagem à arte indígena Wajãpi. Expressão que busca compreender, perceber e interagir com o universo. |
Para começar a expedição, clique sobre as imagens.
- Base do afloramento
Outras informações
- sobre a Réserve Naturelle des Nouragues:
- sobre os povos indígenas da região
Nenhum comentário:
Postar um comentário