segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Saint Hilaire - História Natural

"Desde a mais tenra infância, nutri irresistível paixão pela História Natural; várias circunstâncias contrariaram-na durante muito tempo; não triunfaram, porém, e, logo que me foi possível dispor de minha pessoa, entreguei-me com ardor ao estudo das plantas.

O gosto pela História Natural faz nascer o de viajar. Após ter estudado os objetos que o rodeiam, o observador sente a necessidade de examinar os outros, e daí esse desejo ardente que experimentaram quase todos os naturalistas, de visitar regiões longínquas.

Quando o Rei D. João VI mudou para o Rio de Janeiro a sede do seu império, o Brasil abriu-se finalmente, aos estrangeiros. Essa terra, nova ainda, prometia aos naturalistas as mais ricas messes; foi ela que eu me dispus a percorrer.

O Sr. Duque de Luxemburgo fora nomeado Embaixador de França junto à corte de Portugal. Solicitei-lhe a honra de acompanhá-lo; acedeu a meu pedido com a benignidade que o caracteriza, e, a 1º de abril de 1816, parti de Brest, com o embaixador, na fragata Hermione.

Consagrei seis anos inteiros a percorrer uma vasta porção do império do Brasil; corri cerca de duas mil e quinhentas léguas; visitei as províncias do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Santa Catarina (...) Não me limitei a seguir os caminhos frequentados. Internei-me pelos lugares mais desertos...

Viagens tão penosas, empreendidas com tão débeis recursos e acompanhadas de tantas fadigas e privações... "

Saint Hilaire

O Pico do Itambé, na região do Serro e Milho Verde - Minas Gerais. Representação segundo Litografia de F. W. von Couven (BN - Estampa do Atlas de Spix & Martius: Reise in Brasilien)

Nenhum comentário:

Postar um comentário