segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Naturalistas - Saint Hilaire



Santo "Seu" Hilário na Serra do Lenheiro from Rodrigo Maia filmes on Vimeo.


"Uma das malas servia-me ordinariamente de assento: outra fazia o papel de secretária. Mal me instalava, punha-me a estudar os vegetais que recolhera; os insetos eram espetados, as plantas mudadas de papel, etiquetadas e postas na prensa. Meu criado auxiliava-me eficazmente na parte manual do trabalho, e extraía as vísceras dos pássaros abatidos durante a caminhada. Se ainda me sobrava algum tempo antes do anoitecer, ia fazer nova herborização; conversava com meus hospedeiros, e procurava colher deles as informações que me eram necessárias; escrevia meu diário e às dez horas deitava-me na rede." Saint-Hilaire. Viagem pelas províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Belo Horizonte: Itatiaia, 2000, p.118.

Um comentário: